Webmail

 


Últimas Notícias

Falta de medicamento compromete tratamento de pacientes de Aids
08/04 17:53
 

Falta do Efavirenz pode aumentar a carga viral do paciente e facilitar surgimento de doenças

08/04/2010 - 12:48

EPTV


A falta do medicamento Efavirenz, um dos componentes do coquetel de remédios usados no tratamento da Aids, está prejudicando portadores do vírus HIV em Campinas. O Efavirenz é um componente básico do coquetel antiaids e geralmente é usado no início do tratamento e acompanha o doente ao longo dos anos.

Segundo informações do Centro Corsini, o problema existe desde fevereiro. Segundo um portador do vírus HIV, habituado a tomar o Efavirenz, a substituição do medicamento pode trazer efeitos colaterais para o paciente. A farmacêutica Paula Turela explica que a falta do medicamento pode aumentar a carga viral do paciente e facilitar o surgimento de doenças oportunistas.

A Secretaria Estadual de Saúde reconhece que o problema existe não somente em Campinas, mas em outras cidades da região. A secretaria informou que a responsabilidade é do Ministério da Saúde, que enviou uma remessa menor do remédio nos últimos meses. O Ministério da Saúde nega e afirma que a distribuição está normal.

Apesar desse desencontro de informações, a Secretaria Estadual da Saúde informou que um carregamento do medicamento, com 90 mil comprimidos, foi enviado para Campinas. Essa quantidade, segundo a secretaria, essa quantidade dá para 45 dias.

Link:http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.aspx?294511

Autor: EPVT.com / Notícias
  

 

 

 

 

 

Imprimir

 

 
    
 

Pastoral de DST/AIDS - CNBB® - Todos os direitos reservados - Simples.NET