Webmail

 


Últimas Notícias

VII Seminário Nacional de Incidência Política
22/11 20:48
 

Nos dias 07 a 09 de julho de 2017, na cidade de Porto Alegre/RS, aconteceu o “VII Seminário Nacional de Incidência Política” organizado pela Casa Fonte Colombo e pela Pastoral da Aids com o tema “Participar para garantir direitos” e como pergunta norteadora: “Onde dormirão os pobres?” (Ex 23,26). Teve por objetivo qualificar lideranças da Pastoral da Aids que participam nas instâncias de controle social, especialmente dos Conselhos de Saúde ou que coordenam as ações da pastoral nas dioceses. A intenção foi debater com os participantes, desde suas experiências e militância, como está se realizando o processo de integração da aids no contexto do SUS e como manter o debate sobre a universalidade, integralidade e equidade do sistema de saúde, numa época em que o próprio sistema se encontra em risco. O Seminário se apresenta também como uma oportunidade de diálogo em vista da busca de uma atuação mais eficaz por parte da Pastoral.
Diversas conferências contribuíram para o sucesso do Seminário. A citar: Cenários Políticos da Atualidade – Por Dr. Marcelo Kunrath da Silva (Ufrgs); Cenários de Enfrentamento da Aids no Brasil: avanços, recuos e desafios – Por Veriano Terto Jr (ABIA); Resposta brasileira à epidemia de HIV/Aids – Por Ivo Brito (Ministério da Saúde); Situação Atual da Pastoral – Por Fr. Lunardi, OFM Cap (Coordenador Regional Sul 3); Razões cristãs do envolvimento no campo da incidência política – Fr. José Bernardi, OFM Cap (Diretor da ESTEF) e Exposição do resultado dos grupos: incidências e aspectos inovadores – Por Rubens Duda (assessor técnico do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo/ SP).
Estiveram presentes 90 lideranças representantes de 22 Estados do Brasil. Fruto do trabalho do Seminário foi a “Carta de Porto Alegre/RS 2017” que foi levada por cada uma das lideranças para se entregue nas instâncias de controle social que cada um participa e para fomentar discussão e diálogo em vista da realidade que vivemos no país, pois “Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo” (Evangelii Gaudium 176).

Leia a Carta de Porto Alegre 2017 acessando:https://drive.google.com/open?id=1HkMLT98LL1w-U_oAtP2SBANyIYKHVLho

Fonte: Frei Luiz Carlos Lunardi


Autor: Equipe de Comunicação
  

Foto Oficial
 


 

 

 

 

Imprimir

 

 
    
 

Pastoral de DST/AIDS - CNBB® - Todos os direitos reservados - Simples.NET